sábado, 12 de março de 2011

Desbravando cervejas: Estrella Damm (Barcelona, Espanha/Catalunya)



Em mais um sábado sem maiores emoções, decidi sair do expediente e voltar mais uma vez ao mercado, na busca de mais uma cerveja pra ser desbravada. Não por menos, trata-se da oficialmente 20ª apreciada, estudada e desbravada, para este humilde blog. Portanto, já que estamos atingindo um número especial de descobrimentos, a cerveja escolhida deveria ser alguma que chamasse a devida atenção. Confesso que preciso expandir um pouco mais o campo de buscas, uma vez que já está ficando difícil o desbravamento através dos mercados tradicionais que frequento. Mas mesmo assim, ainda teremos algumas postagens à mais com as opções disponíveis. Fato, é que entre elas, descobri mais uma ótima cerveja: A Estrella Damm, da cidade de Barcelona, capital da Catalunya, na Espanha.


Durante a primavera de 1872, um homem chamado August Kuentzmann Damm, ao lado de sua esposa, deixou sua terra natal - Alsácia (França) - por causa da guerra franco-prussiana, que ocorria naquele momento. Tal qual os demais imigrantes daquela época, os dois escolheram a cidade de Barcelona para se mudar. Na então cidade de Alsácia, já no final do século 18, as pessoas já falavam e comentavam sobre as oportunidades existentes nas terras do mediterrâneo (Espanha, Portugal). A qualidade do clima, da comida, e consequentemente; de vida. No século 18, eram países que ainda viviam o auge de suas conquistas e colonizações, ou seja, a definição de mais pura da palavra fartura. E isso os proporcionava um modernismo que se refletia por toda a sociedade. Foi com esta ambição que August, e sua mulher, se mudaram à cidade de Barcelona, por onde iriam construir algo de extrema importância, cujo impacto é presente aos dias atuais.

Em 1876, August funda sua cervejaria. Na Alsácia, este homem era um mestre-cervejeiro, e em Barcelona, viu a oportunidade de continuar fazendo aquilo que sabia produzir, de melhor: Cervejas. Estava fundada e criada naquele ano a S.A Damm, a cervejaria por onde August faria seu trabalho de forma prima, e por onde seus filhos, netos, bisnetos, passariam a conduzi-la. Algo que ocorre, de forma sistemática e fiel, uma vez que a cervejaria está nas mãos da 11ª geração de descendentes parentescos, após Damm. Incrível não? Mais incrível, somente a Estrella Damm, por onde iremos começar o nosso franco desbravamento. Não se sabe muito sobre a história de origem desta cerveja, apesar de saber-se que ela tenha sido criada naquele mesmo ano de 1876, sendo desde então, o produto carro-chefe da S.A Damm.

Em primeiro lugar, quando se vai consumir a Estrella Damm, deve-se estar ciente de que trata-se de uma cerveja amplamente comercial, ou seja, feita para as massas. A Estrella Damm é um tipo de cerveja que compete com as grandes marcas, no mercado das bebidas. Ou seja, não pode-se esperar qualquer teor caseiro, ou de produção mais cuidadosa em sua elaboração processual. Este é o primeiro ponto que devemos levar em conta, antes de consumirmos a Estrella Damm. Porém, de uma coisa, tenho a absoluta certeza: Ela é infinitamente melhor que as quatro gigantes brasileiras. Bem ou mal, tradição pode ajudar na escolha de uma cerveja - mesmo que popular - por tratar-se de anos à fio de uma produção sem alterações.

Em linhas gerais, a Estrella Damm é uma pilsner lager, ou seja, a loirinha de sempre do nosso consumo. É extremamente refrescante, quando condicionada às temperaturas frias do congelador, o que a torna ideal para ser consumida e degustada em dias típicos de clima mais ameno, ou até mesmo abafado. Possui uma coloração dourada bem clara, e em seu paladar, é possível sentir as notas mais agudas do malte, enriquecidas com ingredientes como o milho. Com um teor alcoólico de 4,6%; é um tipo de cerveja ideal para a degustação cotidiana, aquela típica, cuja finalidade seja te deixar borracho sem maiores compromissos de degustação. Em finalização, ainda diria que a Estrella Damm lembra bastante a cerveja Birra Moretti, de forma que seu sabor, textura e tonalidades; tornam-se um pouco mais fracas, se comparadas com a birra italiana.

É uma cerveja de porte, gostosa, refrescante, que vale muito a pena de se experimentar. Até pra sairmos da mesmice das quatro brasileiras de sempre (Kaiser, Antarctica, Brahma, e a água que desce quadrado). Se você busca um tipo de alento alcoólico por um precinho bem camarada, uma qualidade diferenciada, e uma garantia certa de estar bebendo uma cerveja boa; de tradição; a Estrella Damm realmente não decepcionada. Caso apreciada no ponto certo de temperatura, a Estrella traz um ótimo paladar, perfeito para o cotidianismo da vida.