domingo, 9 de janeiro de 2011

Desbravando cervejas: Meantime London Stout (Inglaterra)

"Stout from the home of... Stout!"


Ano novo, vida nova. É como diz o ditado, certo? Errado! Sou tradicionalista por natureza, e mantenho tudo aquilo como está, sem alterações. Se ano novo significar vida nova, então eu deixaria de ser um vândalo borracho, deixaria de tomar cervejas, de curtir sonzeiras que vão do Rap ao Streetpunk; para me tornar um daqueles personagens sem aguante que choram por... Romances já devidamente perdidos. Se é que vocês me entendem. Portanto, com o sentimento orgulhoso, apolítico, hooligan; e com a careca à postos, fui buscar o primeiro alento alcoólico (oficial) do ano. A verdade é que eu já namorava a Meantime London Stout há algum tempo. Foi quando decidí buscá-la, afim de torná-la a primeira cerveja desbravada do Kuay Floy em 2011. Enquanto meus compadres caçam gente sem minha presença pelo Centrão (Culpa do Campeonato Paranaense que está demorando pra começar), vamos de Meantime London Stout: Uma das grandes cervejas que você deve tomar, antes de morrer.


A cervejaria Meantime foi criada pelo mestre cervejeiro Alastair Hook, que estudou sobre cervejas, adotando técnicas aprimoradas, na Technical University of Munich. O nome "Meantime" é uma singela homenagem ao meridiano de Greenwich; que fornece o horário local à região da Grã-Bretanha, uma vez que a cervejaria está instalada em Greenwich, na capital Londres. A missão que Alastair Hook adotou, logo no início, foi de retomar as tradições locais da cerveja inglesa: Fazer com que o consumidor voltasse a se identificar com suas origens, uma vez que a Inglaterra é a terra das cervejas Porter/Stout. Como já dito anteriormente, as cervejas Porter são tradiciconais em Londres, algo já secular; vindo dos idos de 1720, com os carregadores de mercadorias dos rios. Os dois nomes (Porter e Stout) vem da época, e ambos são utilizados para descrever o tipo de cerveja escura da região de Londres.

No caso, a Stout é elaborada à partir do uso de malte ou cevada (torrados); lúpulo, água e fermento. Ao longo dos anos de 1730, as cervejas Stout se tornaram extremamente populares não só em Londres, mas por toda a Grã-Bretanha, incluindo a Irlanda. Originalmente, a palavra "stout" significa "orgulho", "bravura"; tendo seu sentido alterado no século XIV para a definição de "forte". Foi quando em 2000, Alastair Hook decidiu reavivar todo este sentimento, e criar a cervejaria Meantime.


A Meantime trabalha com cerca de 12 tipos de cerveja, disponíveis pelos mercados ao redor do mundo. Suas variações vão da Kolsch, Helles, Porter até à India Pale Ale, outro tipo de cerveja feito por uma indústria do Brooklyn, NY. Postagem futura. Fato é, que a Meantime London Stout é uma cerveja que segue à risca o seu nome: Forte. Possui um teor alcoólico de 4,5%; e um sabor bem concentrado de torrado. Possui uma coloração castanho-avermelhada, extremamente escura, e o sabor final no paladar chega a lembrar um gosto forte de café, com leves toques cítricos. É uma cerveja riquíssima, que como de costume, diferencia-se das escuras alemãs (Dunkel) em todo o seu processo de elaboração.

Pra quem procura um tipo de cerveja escura, sem maiores compromissos; buscando algo mais forte, que equilibra notas amargas com o gosto da cerveja em sí, a Meantime London Stout não decepciona. Muito pelo contrário. Apesar de seu (salgado) preço, é uma cerveja que satisfaz completamente, fazendo jus ao nome "orgulho". Mais uma breja VIRIL, para todos os homens que buscam na cerveja, a combinação que sacia e completa a vida. E assim seguiremos 2011, com mais beers no talo. A.C.A.B!