segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Desbravando cervejas: Patagonia Amber Lager (Argentina)


Que a cerveja Quilmes é espetacular, e uma das melhores do mundo, vocês já puderam acompanhar em uma das primeiras postagens. Portanto, como cervejaria de tal importância, seria quase lógico que eles tivessem outras opções, em termos de cerveja. No caso, não são apenas as variações da própria Quilmes, mas sim, este tijolaço dos deuses: Cerveza Patagonia Amber Lager.

Não confundam com a outra Patagonia. Esta aqui é uma Amber Lager da cervejaria Quilmes, devidamente produzida. Surgiu nos mercados argentinos recentemente, em idos de 2006/2007; e é uma das grandes cervejas da Argentina. Seu tipo de fabricação é quase que artesanal, por lembrar uma cerveja deste tipo. Apesar de ser uma Lager, sua coloração é forte, escura, opaca, sendo muito bem concentrada. A Patagonia é fabricada com a água do Rio Negro, na própria Patagônia, ao Sul da Argentina.


A Patagonia Amber Lager é extremamente equilibrada e seu lúpulo mescla diferentes produtos, que são captados ao longo do sabor. Dotada de um aroma delicado, com um sabor fresquíssimo, é um tipo de cerveja que precisa ser tomada em temperaturas frias. Como o estilo brasileiro manda. Seu processo de fabricação envolve as maltas pilsen, devidamente selecionadas, que contam com melanoidinas durante a elaboração. O aroma delicado, vem do lúpulo patagônico; bem forte e consistente. Sua concentração alcoólica é de 4,5%; ou seja, uma média bem tradicional.

Para quem busca um tipo de alento alcoólico que seja levemente artesanal, e que lembre uma Heineken, mais consistente, fica a dica: Patagonia Amber Lager, uma cerveja riquíssima, diretamente da Argentina.