domingo, 8 de agosto de 2010

Desbravando cervejas: Eisenbahn Pilsen (Brasil)

Opa, já fazia um tempo que esta seção não era atualizada. Mas calma, bebedeiros! A degustação de cervejas continua, e desta vez, o grande presente está no líquido dourado deste petardo chamado Eisenbahn, tipo Pilsen.

A Eisenbahn foi fundada em 2002, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. O nome significa "ferrovia" em alemão, fazendo referência à uma antiga estação ferroviária da cidade, tanto que na logomarca do rótulo há um trem. A cerveja pertence ao grupo da Schincariol, e segue rigorosamente a Lei Alemã de Pureza, conhecida como Reinheitsgebot. Isso já explica o primeiro grande detalhe que revelo à vocês aqui: A cor da Eisenbahn.


A Eisenbahn Pilsen é muito mais densa em relação às cervejas normais. Possui uma cor muito concentrada, bem dourada, ou seja, ela é riquíssima no sabor da cevada. O gole sagrado aguça fortemente o paladar logo na primeira tragada, e sua coloração pode ser muito bem comparada à clássica Erdinger, da Alemanha. Possui uma fermentação baixa, e seu teor alcoólico é de 4,8%, mais forte em relação às tradicionais brasileiras, e levemente mais fraca ao teor de cervejas como a Norteña e a Quilmes, anteriormente desbravadas. Porém, isto não faz dela menos chapante, muito pelo contrário. A Eisenbahn é comparável às grandes cervejas de um verdadeiro barra, traz alento instantâneo ao corpo, e hidrata o cérebro com uma boa dose de álcool.

A Eisenbahn não é uma cerveja qualquer: Foi muito premiada ao redor do mundo. Uma revista inglesa que classificava as melhores cervejas do mundo fez uma matéria de 4 páginas sobre a Eisenbahn. A marca Eisenbahn também ganhou diversos prêmios na Europa, Austrália, entre outros países. É facilmente colocada como uma das 10 melhores cervejas do mundo, talvez encabeçando o topo das cervejas da América Latina. Portanto, se você ainda não conhece a Eisenbahn, não perca tempo. É uma excelente cerveja, em todos os aspectos, o que justifica com todos os méritos, suas constantes premiações. A Eisenbahn desbravada aqui foi a Pilsen, ainda existem outras da mesma companhia. E seguiremos desbravando-as, rumo ao A.A: Algum Alento.